quinta-feira, 4 de maio de 2017

Qual a vossa segunda cidade?!

A propósito de uma publicação linda da Ursa, que podem ler aqui dei por mim a pensar na minha segunda cidade, ou então num dos meus sítios, sem "razões nem raízes", tal como refere a Ursa.

Falo de Portimão e da sua Praia da Rocha. Durante anos sentia um não sei explicar de emoção e de cheiros assim que lá chegava, hoje continuo a sentir esse cheiro, mas acho que já consigo identificar.

Portimão cheira a infância, a memórias. A Miramar, Júpiter ou Mar Azul. Portimão cheira a sardinhas na Ponte, com feiras do livro e passeios com o Pai.

Portimão cheira a primos, a sorrisos e a gelados. A ingleses e piadas. Portimão cheira a felicidade. A cabelo branco do sol, a sardas salientes, a mimo.

Portimão cheira a água salgada, amizades de Verão e frango com muito picante.

Cheira a passeios em família, a momentos tão nossos que de certeza perduram no coração de todos nós.

Cheira a Katedral, a vontade de ser mais crescida para poder ir com eles, mas adormecer no sofá, com o cansaço que os dias de praia provocam em crianças, perante promessas de "hoje vais connosco", antes que eles saíssem de casa.

Portimão cheira a tios, a banda desenhada e a comida sempre pronta.

Portimão cheira a Sr. Florindo, cheira a sonhos e a vaidade, a tranças no cabelo, a escorregas na praia, a felicidade.

Fui sempre feliz em Portimão. Com os meus. Com os nossos 15 dias de Agosto em que tudo era simples e fácil como adormecer com o som do mar após uma bola de berlim sem creme e um mergulho com medo do peixe aranha.

"Sem razões, nem raízes" porque Portimão escolheu-me para ser feliz ali, com laços invisíveis e eternos.

Sem comentários:

Enviar um comentário